Server-side JavaScript
Server-side JavaScript ou (SSJS) refere-se à linguagem de programação JavaScript que é executado no lado do servidor server-side. Analogamente, é uma versão da linguagem JavaScript que é interpretada pelo servidor Web, da mesma forma como ocorre com o PHP, ASPX e muitas outras linguagens de programação do lado do servidor.
Esta ideia fora introduzida devido a uma ampla adoção do JavaScript no lado do cliente client-side (CSJS), e assim, proporciona ao programador uma única linguagem que serve tanto para programar o lado do cliente como também, o lado do servidor.
A primeira implementação de SSJS foi realizada pela Netscape's incluindo em seu servidor web o Enterprise Server 2.0[1] lançado em 1996. CommonJS é um projeto que tem por objetivo fornecer um padrão de desenvolvimento Web, tanto no lado do cliente (navegador), como também no lado do servidor.
Especificação
[editar | editar código-fonte]- «Reference for Server-Side JavaScript 1.2»
- «Guide for Server-Side JavaScript 1.2»
- «CommonJS Specifications to unify SSJS APIs»
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «The Server-Side JavaScript Google Group». dedicated to creating cross-platform SSJS standard APIs.
- «Mozilla JavaScript shells». especially section "Standalone JavaScript shells"
References
[editar | editar código-fonte]- ↑ «Netscape LiveWire Developer's Guide». Consultado em 27 de junho de 2011. Arquivado do original em 16 de julho de 2011